Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Perricone- parte3 Carboidratos bons


      
Uma das chaves para a longevidade e a saúde é aprender como controlar as variações na concentração de açúcar e insulina no sangue. Essas oscilações tanto da concentração de açúcar, quanto da insulina no sangue, são causadas pelos açúcares, pelos alimentos que contém amido e pela alta concentração de xarope de frutose de milho contido em alimentos e bebidas nos dias de hoje. Eles também são responsáveis pela epidemia de obesidade e pelas condições degenerativas de saúde prevalecente tanto em adultos quanto em crianças.
Açúcar, Inflamação e Envelhecimento
Açúcar e carboidratos de alto índice glicêmico – frutas e vegetais que rapidamente se convertem em açúcar – geram inflamação a nível celular por todo o nosso corpo. Se você ingere uma grande quantidade de açúcar refinado ou um prato cheio de macarrão – que se converte rapidamente em açúcar na corrente sanguínea – o açúcar dispara a liberação de insulina pelo pâncreas para controlar o nível de açúcar no sangue. Nos diabéticos o pâncreas não funciona perfeitamente e como conseqüência eles sofrem do alto nível de açúcar no sangue, que deve ser controlado com injeções de insulina. Os diabéticos, envelhecem 1/3 mais rapidamente do que os não diabéticos. Seu constante nível de açúcar elevado no sangue causa problemas nos rins, cegueira, ataques do coração e derrames. Os estudos têm mostrado que quando os diabéticos mantêm seu sangue com níveis normais de açúcar, podem considerar uma queda de 70% em todos os seus problemas.
O Paradoxo dos Carboidratos e da Produção de Gordura
Sempre que o açúcar aumenta os níveis de insulina no corpo, gordura é acumulada. Isso leva à obesidade, mesmo que a quantidade calórica ingerida não seja excessiva. Um bolinho de arroz tem 45 calorias e nenhuma grama de gordura, mas o que o faz tão maléfico? O grande problema é o fato de os bolinhos de arroz se converterem rapidamente em açúcar no sangue por causa do alto índice glicêmico do arroz, o que o torna pro-inflamatório. Alimentar-se de arroz ou um bolo de milho irá causar uma resposta da insulina que nos faz acumular e não queimar gordura.
Mas o corpo precisa de carboidratos para funcionar, então como fazer? A solução está em alimentar-se com carboidratos bons e na quantidade ideal. O Dr. Perricone recomenda de 4 a 7 porções de carboidratos de baixo índice glicêmico (carboidratos bons) na forma de frutas e vegetais, feijões e legumes e toda gama de grãos como a aveia não instantênea. Os alimentos desse grupo estão repletos de vitaminas, minerais e antioxidantes, que propiciarão saúde e juventude, fornecendo, ao mesmo tempo, a energia necessária. Esses alimentos também contêm água, que ajuda na hidratação da pele e do corpo. O Dr. Perricone recomenda produtos frescos ou congelados e sugere evitar enlatados, uma vez que o aquecimento e o processamento destroem muitos nutrientes, ao mesmo tempo em que acrescentam elementos indesejados: açúcar e sal.
Carboidratos BonsCarboidratos Ruins
Amêndoas, Avelãs e NozesPão e Cereais processados
Maçã, Pêssego, Pera e AmeixaSucos de Frutas e Frutas Secas
Blueberries, Melão Cantalupo e AmoraUva, Laranja e Banana
Aspargos, Repolho, Couve, Brócolis e EspinafreCenoura, Ervilha, Milho e Batata
Feijões – preto e marromArroz e Massa
Aveia não instantâneaPanquecas e Waffles



4 comentários:

  1. Oi Sandra, muito interessante e informativo seu blog, vou continuar por aqui....Bjs!

    ResponderExcluir
  2. tenho deixado um pouco de lado os carboidratos e tem me ajudado muito.
    Obrigado pele visita lá no blog.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita,adorei demais seu blog,parabéns!
    Ele é bem completo e cheio de informações úteis,já estou seguindo!
    Beijo

    ResponderExcluir